domingo, 11 de novembro de 2012

Saiba como reutilizar o óleo de cozinha para fazer sabão caseiro



Fazer sabão utilizando o óleo de cozinha que iria par ao lixo é uma ótima maneira de colaborar com o meio ambiente e de ganhar uma grana extra. A receita escolhida pelo CicloVivo é bastante simples e impede que milhões de litros de água sejam poluídos.
Muitos ambientalistas concordam que não existe um tipo de descarte adequado para o óleo vegetal. Entretanto, existem maneiras de reaproveitá-lo, impedindo que ele chegue ao meio ambiente e polua o ar e a água. Vale lembrar, que um litro de óleo é capaz de poluir um milhão de litros de água e, quando descartado em pias, pode estragar, também, a tubulação e o encanamento.
Além de ser transformado em sabão, o óleo de cozinha pode ser usado na fabricação do biodiesel. Especialistas acreditam que, se fosse possível elevar o valor comercial do óleo de cozinha usado, os catadores teriam mais uma opção de produto negociável e estimularia a substituição do uso do óleo diesel.
Enquanto são desenvolvidas técnicas maiores para o aproveitamento do óleo, podemos desenvolver coisas simples, como a fabricação do sabão artesanal. Anote a receita e faça a sua parte em prol de um ambiente melhor.
Material
5 litros de óleo de cozinha usado
2 litros de água
200 mililitros de amaciante
1 quilo de soda cáustica em escama

Preparo
Coloque, cuidadosamente, a soda em escamas no fundo de um balde, depois acrescente a água quente. Mexa até que todas as escamas da soda estejam diluídas, depois adicione o óleo (peneirado) e o amaciante, sempre mexendo para que a mistura fique homogênea.
Feito isso, jogue a mistura em uma fôrma e espere secar.
O último passo é cortar o sabão em barras, com o tamanho que for mais conveniente.

Atenção: A soda cáustica pode causar queimaduras na pele. O ideal é usar luvas e utensílios de madeira ou plástico para preparar a mistura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário