sábado, 10 de novembro de 2012

O que é o Plástico Oxi-Biodegradável



Sacola Oxi Biodegradavel ecologicamente corretas
Esta nova tecnologia produz plástico que se degrada através de um processo de OXI- degradação. A tecnologia se baseia na introdução de uma quantidade muito pequena de aditivo pró-degradante durante o processo de fabricação convencional, resultando em uma mudança de comportamento do plástico. A degradação do plástico começa quando sua vida útil programada chega ao fim e o produto não está mais em uso (tal período controlado pela composição do aditivo utilizado). 
Quando o aditivo reduz a estrutura molecular a um nível que permite o acesso de microorganismos ao carbono e hidrogênio3 , o plástico é consumido por bactérias e fungos. Por causa disso ele pode ser chamado “biodegradável”. O material deixa então de ser plástico e se torna uma fonte de alimento. Tal processo continua até que o material tenha se biodegradado em CO2, água, e húmus. Isto não deixa fragmentos de petro-polímeros no solo.


Vantagens
·         São recicláveis por todos os métodos juntamente com plásticos convencionais antes do início de sua degradação;
·         Podem ser fabricados a partir de plásticos reciclados;
·         Podem ser reutilizados enquanto não começarem a degradar;
·         Podem ser destinados a compostagem após o descarte;
·         Devem ser coletados seletivamente junto com os plásticos convencionais;
·         São testados, seguros e aprovados para contato com alimentos;
·         Não emitem Metano em sua degradação;
·         São Oxi-Degradáveis e são Biodegradáveis após a Oxi-Degradação;

Recursos
O plástico oxibiodegradável é atualmente fabricado a partir da nafta, a qual é um subproduto do refino do petróleo, que é obviamente um recurso finito. No entanto, este subproduto surge porque o mundo precisa combustíveis para seus motores, e continuará a ser gerado mesmo que não seja utilizado na fabricação de produtos de plástico. É possível produzir plástico oxibiodegradável a partir do etanol, o qual é, por sua vez, derivado do açúcar ou outros carboidratos, o que já está sendo feito no Brasil.
O aumento nos preços do petróleo tornou este processo mais econômico, e não há razão para que não se utilize o açúcar de beterraba produzido na Europa. Na verdade, no Reino Unido, a empresa British Sugar anunciou a entrada em funcionamento da primeira usina de bioetanol em 2007, a qual produzirá 70 M de litros por ano (equivalente a 55,000 toneladas de etileno).
Tempo de Degradação
O tempo de degradação dos produtos de plástico oxibiodegradável pode ser “programado” no momento da fabricação e pode ter duração de alguns meses até alguns anos. Eles podem ser embalados a vácuo em material opaco para a entrega e não começarão a degradar antes do prazo previsto, a menos que haja ar e luz.
Como podemos ver, hoje junto a tecnologia podemos criar produtos que até então eram o grande problema em soluções que unem o útil ao agradável, sacolas oxi-biodegradaveis, uma grande ideia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário