sexta-feira, 9 de novembro de 2012

"O poder das Plantas"


Utilizadas na fabricação de remédios naturais e com maior número de adeptos, as plantas continuam em alta na crendice popular  


A utilização das plantas como medicamento, provavelmente seja tão antiga quanto o aparecimento do próprio homem. No Brasil, existem vários locais onde são cultivadas plantas, como a camomila, menta e calêndula, que são transformadas em remédios naturais e florais para ajudar pessoas que tenham algum tipo de doença e que acreditam no poder da medicina alternativa. A utilização das plantas medicinais vem crescendo juntamente com a fitoterapia e a cromoterapia, auxiliando a vida de muitas pessoas.


As plantas, pelas suas propriedades terapêuticas ou tóxicas, adquiriram fundamental importância na medicina popular. A flora brasileira é riquíssima em exemplares que podem ser utilizados pela população como remédio, muitas ainda não catalogadas. Segundo dados de uma pesquisa feita pela Usp, apenas 1% da nossa flora foi explorada em seu âmbito medicinal e muitas dessas espécies estão desaparecendo por causa do desmatamento.

O conhecimento das propriedades medicinais das plantas, dos minerais e de certos produtos de origem animal é uma das maiores riquezas da cultura indígena, uma sabedoria tradicional que passa de geração em geração. Vivendo em permanente contato com a natureza, os índios e outros povos da floresta estão habituados a estabelecer relações de semelhança entre as características de certas substâncias naturais e seu próprio corpo.

O uso de plantas medicinais pela população mundial tem sido muito significativo nos últimos tempos. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que cerca de 80% da população mundial faz uso de algum tipo de planta na busca de alívio de algum sintoma doloroso ou desagradável. Desse total, pelo menos 30% deu-se por indicação médica.

Links com a listagem completa das plantas/ervas medicinais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário