sábado, 14 de setembro de 2013

Sul-Coreanos criam garrafa que transforma água do mar em água potável

transformar-agua-do-mar-em-agua-potavelA Água é um dos recursos mais importantes e essenciais à vida, ela constitui cerca de 70% do nosso corpo, e podemos sobreviver apenas cerca de cinco dias sem ela. Ao longo dos séculos diversos marinheiros e tripulações morreram de sede por falta de água potável em pleno mar, trágico não é mesmo?
Pesquisadores sul-coreanos da universidade de Yonsei, Younsun Kim, Kangkyung Lee, Byungsoo Kim e Minji Kim, desenvolveram uma garrafa dotada de um sistema de purificação portátil que é capaz de dessalinizar água do mar, transformando-a em água potável. A tal garrafa foi batizada de Puri e atua pelo processo de osmose reversa para purificar a água do mar.
O foco do equipamento é a utilização em embarcações, e em emergências em alto mar, quando obter água potável é diferença entre viver ou morrer. De acordo com a Fast Company, o uso da garrada é bastante simples, o usuário precisa apenas bombear a água no embolo, dispositivo que desliza no interior de um cilindro, e pressurizar a água salgada, empurrando-a em uma câmara que efetua sua filtragem.

O equipamento por ser novo pode trazer inseguranças quanto ao seu uso, pois ainda não foi usada em real emergência, porém se se for tão funcional quanto andam divulgando, temos aí um incrível produto de muitíssima importância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário